EXTINTORES DE INCÊNDIOS

Saiba por que eles são necessários!

Os extintores têm a função de eliminar ou controlar focos menores de incêndio. O custo desses equipamentos é baixo quando comparado ao benefício da segurança de agir rapidamente em casos de incêndio para poupar danos em seu patrimônio e à vida de seus familiares.

Tipos de extintores de incêndio:

Os extintores contêm substâncias específicas para diferentes tipos de incêndios e são classificados de acordo com o material de combustão que esteja alimentando o incêndio.
São classificados incêndios classe A quando materiais como papel, entulho, madeira ou tecido são queimados, nesses casos devem ser usados extintores a base de água para controlar o fogo.
Quando materiais líquidos inflamáveis, como por exemplo, graxas, óleos, gasolina, querosene, são a causa do incêndio esses são categorizados como incêndios de classe B. Para combater esses focos de incêndio o extintor adequado é à base de espuma, gás carbônico ou pó químico seco.
Os extintores de gás carbônico e pó químico também combatem incêndios de classe C, ou seja, quando os materiais elétricos estão envolvidos na combustão, nesse caso, nunca deve ser usado extintor a base de água ou espuma. Os incêndios classe B e C não podem ser combatidos com extintores à base de água porque podem ajudar a propagar o fogo ou até mesmo causar risco de choques.
No caso de incêndios que envolvam materiais pirofóricos, ou seja, que se inflama espontaneamente em contato com o ar - como, por exemplo, magnésio, zircônio e titânio - são classificados como incêndios de classe D e devem ser controlados somente com extintores à base de pó químico.

Quantos extintores de incêndio são necessários?

A obrigatoriedade e o número de extintores dependem da área da edificação e da necessidade de segurança atrelada ao risco de incêndio. Edificações que possuem alto risco de incêndio são obrigadas a ter extintores posicionados no máximo a 15 metros de distância do local habitado e em áreas de baixo risco, essa distância pode chegar a 25 metros.
O padrão da fixação dos extintores é na parede ou em suportes específicos para deixá-los no chão, mas verifique na prefeitura de sua cidade se as leis do seu município permitem a instalação dos extintores no chão, pois existem algumas leis municipais que permitem a instalação dos extintores apenas em paredes. A localização exata dos extintores deve ser indicada através de placas e marcações.

Extintores de incêndio precisam de manutenção?

Verifique qual o intervalo de renovação da carga dos extintores nas especificações do fabricante, normalmente esse intervalo varia de 12 a 36 meses. Os modelos mais recentes podem durar até 5 anos.
Periodicamente os extintores devem ser inspecionados por profissionais especializados. Esteja atento ao prazo e recarga dos extintores; se o equipamento tem sinais de ferrugem ou amassados, pois caso isso aconteça devem ser trocados e se o ponteiro do indicador de pressão dos extintores estão na área verde.
Os extintores a base de gás carbônico devem ser inspecionados todo semestre, já os demais é necessário inspeções anuais. Lembre-se de que as inspeções devem ser realizadas apenas por profissionais habilitados. Enquanto as inspeções são realizadas, as empresas encarregadas devem fornecer extintores substitutos ao edifício.

Dicas para o uso de extintores de incêndio

Leia as instruções contidas no rótulo e tenha em mente como usar o extintor corretamente, caso você more em condomínio, verifique se há treinamento para brigada de incêndio.
Em caso de detecção de incêndio em casa retire todos os moradores da habitação e contate imediatamente os bombeiros.
Os extintores liberam sua carga contendo as substâncias que agem para apagar o fogo através de um mecanismo que gera pressão para que o alcance seja maior. Mas a carga contida na maioria dos extintores não é suficiente para conter incêndios de grande porte, nesses casos é necessário equipamentos maiores usados por bombeiros. Saiba como deixar sua casa mais segura.