PREVENÇÃO

Aqui estão seis dicas úteis para você e sua familia estarem protegidos contra problemas que podem acontecer em sua casa:

1- Vazamento de gás

Cuidados com suas tubulações em sua residência

Cheque sempre as conexões e mangueiras de gás do  fogão e outros aparelhos a gás não estão se desgastando ou rachados. Por lei, “as tubulações de gás principais em residencias devem ser rotulados com proteção contra incêndios, mas isso nem sempre é o caso”. Para maior tranquilidade, você pode instalar um detector de gás natural, que irá detectar vazamentos de gás propano e metano e que te avisa quando isso acontece . Ainda assim, o nariz é o melhor sistema de detecção, então fique atento.

Conscientize sua família

Faça cada membro da família conhecer a regra básica de segurança de gás: a qualquer hora que sentir um odor de ovo podre inconfundível ou ouvir um som de assobio e não pode identificar imediatamente a fonte, todos devem sair de casa. Nada de heroísmo e ir checar o que está acontecendo, pois podem ocorrer explosões e causar muitos danos.

2- Blecaute

Não sobrecarregue as tomadas do seu imóvel
Limite o número de aparelhos ligados à uma unica tomada. Quando você passar por alguma queda de energia em uma parte da casa, provavelmente é porque por exemplo seu processador de alimentos, torradeira e microondas estão compartilhando a mesma tomada e sobrecarregando ela.
tomadas blecautes casas e imóveis

Evite velas em casa

Evite acender velas, se possível, uma vez que elas podem causar um incêndio.

Alerte a companhia de energia sobre as necessidades especiais

Se alguém em sua casa depende muito de equipamentos eletromédicos, avise a companhia de energia para deixá-los informados. Sua casa vai ser uma prioridade  quando houver blecautes.

3- Alarmes de fumaça

Instale muitos
Monte um alarme de fumaça em todos os cômodos da casa e também em todas as partes de fora, como varandas e garagens.
Verifique as pilhas regularmente
Teste-as uma vez por mês e substitua ela pelo menos uma vez por ano. Alguns detectores de fumo estão ligados ao sistema elétrico de uso doméstico e podem ou não ter um backup de bateria. É importante testar essas mensalmente. Independentemente da fonte de alimentação, compre novos alarmes a cada 10 anos.
alarme de fumaça casas e imóveis
Mantenha os alarmes limpos
Poeira e os detritos podem causar problemas de funcionamento, limpe a poeira ou pequenos detritos que possam acumular no alarme regularmente.

4- Extintores de incêndio

Escolha extintores multiuso
Estes são rotulados como tipo “ABC”, que significa que eles estão equipados para combater incêndios provocados por combustíveis, líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos. Verifique se você tem um na cozinha, na garagem, no porão, onde seu forno e aquecedor de água quente estão localizados.
Extintores de incêndio em casas e imóveis
Inspecioná-los regularmente
Se a medida do liquido não está mais em 100% recarregue-o, pois extintores podem ser “reciclados” ou se for o caso compre outro novo.
Substituir antigos extintores
Com o passar do tempo, os produtos químicos contidos dentro do extintor de incêndio tendem a ficarem secos e se degradarem e se tornam menos eficazes ao longo do tempo.

5- Saída de emergência

Desenhe um mapa da sua casa
Tenha plano de pelo menos duas rotas de fuga para sair de cada quarto. Janelas e portas interiores e exteriores são todas as possibilidades, e apresente todas a opções para a sua família para usá-las em casos de emergência como incêndios.
Vias de escape em casas
Escolha um local
Certifique-se de uma distância segura da sua casa em caso de acontecer alguma coisa. Refugiar-se na casa de um vizinho mais próximo é a melhor opção.
Verifique se o seu endereço está visível
Auxílio veículos de emergência têm de ser capazes de localizar a sua casa o mais rápido possível. Manter seu endereço atualizado em listas telefônicas e mapas locais é essencial.

6- Faça um kit de sobrevivência

Mantenha a sua sobrevivência essencial à mão
Armazene objetos de primeiros socorros em um recipiente impermeável e coloque-os em um local de fácil acesso. Um kit deve permitir que você seja auto-suficiente para pelo menos três dias, nesse kit coloque uma quantidade de itens que seja proporcional ao número de pessoas que moram na sua residência.
As coisas mais importantes de um kit de sobrevivência são alimentos, água, produtos de higiene pessoal e também itens hospitalares.
Kit Sobrevivencia em casa e imóvel
Sobreviver a uma emergência é uma questão preparação. Por ter um kit de emergência em casa ou no trabalho, você estará em uma posição muito melhor para lidar com eventuais acidentes e imprevistos.

http://www.ribeiraopretoimobiliaria.com.br/featured/seis-dicas-para-estar-preparado-e-manter-se-seguro-em-situacoes-de-emergencia-em-casa